segunda-feira, 4 de maio de 2009

ENERGIA

Pré-sal aumenta poder do Brasil no mundo, diz Lula na 1ª extração

Por: Daniel Gonçalves (Direto do Rio de Janeiro)

Na cerimônia que marcou a extração do primeiro óleo da camada pré-sal do campo de Tupi, realizada nesta sexta-feira(01/05/2009), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a descoberta da reserva e o início de sua exploração aumentam o poder do Brasil no cenário mundial.
O campo de Tupi foi o primeiro a ser descoberto na área do pré-sal da Bacia de Santos e a maior reserva já descoberta no País - com potencial de óleo recuperável entre 5 a 8 bilhões de barris de petróleo - praticamente a metade das reservas provadas de óleo do Brasil, hoje de cerca de 14 bilhões de barris.
"Isso coloca o brasileiro com uma respeitabilidade maior do que um país com pouco petróleo e permite que a Petrobras se afirme muito mais como primeira empresa no mundo a aperfeiçoar tecnologia de prospecção de petróleo em águas profundas", disse Lula.
O presidente falou ainda que quando a Petrobras, num dia de força simbólica como o 1º de maio, apresenta ao mundo a tirada do primeiro barril de petróleo do pré-sal, "isso tem um significado incomensurável".
"É um momento histórico para este País. A gente precisava vivenciá-lo, porque é uma nova era e nem sabemos tudo o que tem lá embaixo e o que vamos enfrentar de adversidades para poder explorar esse petróleo", complementou o presidente.
Após dizer que não tem pressa em entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o presidente comentou que o Brasil deve estabelecer com urgência um novo marco regulatório para a indústria do petróleo, que permita ao Estado tirar mais proveito de sua riqueza.
O político concluiu seu discurso dizendo que o pré-sal é, além de a "segunda independência do Brasil", uma oportunidade de aumentar os investimentos e as pesquisas para o desenvolvimentos de novas tecnologias para a exploração e extração de petróleo, o que coloca o País numa posição estratégica entre as nações no que diz respeito à geração de riquezas.
Em tom irreverente, diante das autoridades que acompanharam o cerimonial, realizado na Marina da Glória, o presidente também entregou um recipiente com óleo extraído da reserva ao vice-presidente da República, José Alencar, dizendo que simbolizada um troféu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário